domingo, 29 de maio de 2016

Navio de cruzeiros ‘VOYAGER’ na Horta

O novo Terminal Marítimo da Horta recebeu ontem, sábado, dia 28 de maio, a escala do navio de cruzeiros ‘Voyager’, da operadora Voyages of the Discovery, uma subsidiária do grupo All Leisure Group/VShips.

A visita do ‘Voyager’ ao Faial enquadrou-se numa interessante viagem de 16 dias designada Escape to Madeira and the Azores, que inclui ainda a escala na ilha de São Miguel, no Funchal, em Porto Santo em Lisboa, entre outros. A manobra de atracagem no porto faialense decorreu pelas 10h45 e no final do dia, pelas 19h30, o navio, com os seus 458 passageiros, retomou o seu itinerário, desta feita com destino a Ponta Delgada.

Construído nos estaleiros espanhóis Union Naval de Levante, em Valência, entrou ao serviço em dezembro de 1990, então com a designação ‘Crown Monarch’ e para o operador Crown Cruise Lines. Após 5 anos de atividade foi alugado a interesses asiáticos, assumindo a designação de ‘Nautican’ e, posteriormente, ‘Walrus’. Em 2006, passou para a espanhola Vision Cruceros, tendo estado em operação por 2 anos e com o nome ‘Jules Verne’. Entre 2009 e 2010 esteve integrado na frota da Phoenix Reisen, navegando como ‘Alexander Von Humboldt’ e em 2012 foi adquirido pelo operador atual.
Com 153 metros de comprimento, 20 metros de boca, 5,8 metros de calado, possui 15,271 mil toneladas de arqueação bruta e pode transportar até 556 hóspedes com 215 tripulantes. Disponibiliza 7 decks para passageiros, com um total de 225 cabines.


André Velho Cabral / PA, S.A. (texto)
Luís Prieto Ferreira / PA, S.A. (fotos)

(hortanautic@gmail.com)





Nova ligação náutica entre a Horta e Douarnenez (França)

Foi apresentada na última sexta-feira, na Câmara Municipal da Horta, uma nova ligação náutica entre a cidade da Horta e a cidade de Douarnenez, na costa noroeste de França, que terá frequência bienal e que se fixa, desde já, para três edições, ou seja, 2016, 2018 e 2020.
Esta nova relação desportiva, social e turística integra duas regatas oceânicas, a “Douarnenez Horta Solo” e a “Douarnenez Horta Equipage”, em ambos o casos com percursos de ida e volta com cerca de 2400 milhas náuticas, o equivalente a uma travessia do Oceano Atlântico. A primeira consubstanciar-se-á na prova final do Campeonato de França “Elite” para velejadores solitários, na classe de iates Figaro Bénéteau 2 (veleiros monotipo de 10,10 metros de comprimento) e é destinada a navegadores profisssionais e semi-profissionais. Já a segunda traduz-se num ‘rallye’, aberto a todas as embarcações à vela com arqueação IRC homologados para travessias de alto-mar. As duas competições têm partida prevista de Douarnenez no fim do próximo mês de agosto e chegada à ilha do Faial entre os dias 3 e 10 de setembro. A largada de regresso a França acontecerá a 10 de setembro.
A apresentação contou a presença do Presidente da Associação “Douarnenez Courses”, Bertrand Nardin e da Comissão Náutica Municipal da Horta (CNMH), que pela voz de José Leonardo Silva, Presidente da edilidade faialense, destacou o reforço das ligações náuticas para com a cidade da Horta, o que tem a ver com o muito trabalho que tem vindo a ser desenvolvido não só pela Câmara Municipal mas, essencialmente, pelos parceiros que integram a Comissão Náutica Municipal, nomeadamente a Portos dos Açores, S.A., o Clube Naval da Horta e a Associação Regional de Vela.
O autarca salientou ainda o esforço que tem sido feito por aquela Comissão Municipal para que a baía da Horta, na sua vertente náutica, tenha uma presença mais assídua não só nos meios de comunicação social mas também nas redes sociais e no mundo virtual, divulgando assim tudo o que é relacionado com a náutica, com o Porto da Horta, com a baía e com outros aspetos que se correlacionem com a nossa atividade no mar.
José Leonardo considerou também que “o nosso trabalho assenta naquilo que é a melhoria dos equipamentos e das infraestruturas no sentido de se criar, na nossa ilha, um pólo de formação na área do desporto náutico, formação essa que tem de estar ligada à Escola dos Mar dos Açores, que se vai construir na Horta, e que permita criar dinâmicas para que no futuro consigamos ser ainda mais assertivos nas políticas relacionadas com mar, inserindo aqui a formação e a prática desportiva náutica, em diferentes modalidades”.
Por último, o responsável do executivo camarário enalteceu a vontade da Comissão Náutica de assumir claramente a promoção não só da cidade da Horta, mas também dos Açores, como um forte destino turístico na temática da náutica.
Na ocasião foi ainda apresentada por Luís Prieto, da CNMH, uma nova multiplataforma de informação e comunicação designada “HORTA Nautic”, que tem como objetivo a divulgação e promoção da cidade da Horta na sua dimensão náutica e que se encontra presente em formato blogger (www.hortanautic.blogspot.com), no facebook (www.facebook.com/HortaNautic), no Twitter (www.twitter.com/HortaNautic), no Instagram (www.instagram.com/hortanautic), assim como no YouTube e na rede social Google +.


Refira-se que Douarnenez é, desde há muitos anos, uma cidade que se destaca no âmbito da organização de grandes eventos desportivos internacionais, conjugando uma forte estrutura profissional com o envolvimento de muitos voluntários, o que lhe permitiu, por exemplo, ter sido sede, em 2013 e em 2015, da famosa «Mini Transat», competição bienal de travessia do Oceano Atlântico, destinada a velejadores solitários e veleiros da classe Mini 6.50 (iates monotipo de 6,5 metros). Douarenez realiza também outras provas destacadas da vela internacional, caso do «Grand Prix Guyader», bem como as suas “Festas Marítimas”.


Tiago Branco / CMH + HN (texto)
Filipe Gonçalves (fotos)

(hortanautic@gmail.com)




quarta-feira, 25 de maio de 2016

Movimento intenso de navios de cruzeiro no Porto da Horta esta semana


Até ao final do presente mês de maio, o Porto da Horta deverá registar um interessante movimento de navios de cruzeiro, situação que se fica a dever ao facto de no espaço de uma semana estar previsto que 5 navios visitem a ilha do Faial.
Depois da estreia do navio ‘Marina’, estreia essa que estabeleceu um novo recorde na ilha, pois o paquete da Oceania Cruises, até à data, passa a ser o maior navio de cruzeiros a atracar no porto faialense, para hoje, entre as 07h00 e as 16h00, temos mais uma visita, desta feita a escala do já habitué ‘Prinsendam’, navio que já tinha estado nesta cidade no passado mês de abril.



Amanhã, destaque para a dupla da Hapag Lloyd, ‘Bremen’ e ‘Hanseatic’. O ‘Bremen’, com os seus 140 passageiros, está previsto para as 08h00, com pernoita na cidade até às 06h00 do dia 27, ao passo que o ‘Hanseatic’, com 170 passageiros, tem chegada agendada para as 12h00 do mesmo dia, largando pelas 12:30 de sexta-feira. Estes dois navios do conceituado armador germânico estão a realizar interessantes périplos no arquipélago, o que não deixa de ser relevante pela crescente procura que o destino Açores tem gerado junto do mercado alemão, ao ponto de dois navios do mesmo armador visitarem, em simultâneo, a nossa Região.
Para o dia 28 maio, o Terminal Marítimo do Porto da Horta volta a receber, entre as 10h30 e as 19h30, a escala do ‘Voyager’, navio que habitualmente ruma a estas paragens ao serviço do operador Voyages of the Discovery.

André Velho Cabral / PA, S.A. (texto)
Luís Prieto Ferreira / PA, S.A. (fotos)


(hortanautic@gmail.com)



segunda-feira, 23 de maio de 2016

'MARINA', o maior navio de cruzeiros a acostar no Terminal Marítimo de passageiros do Porto da Horta até à data

A cidade da Horta recebe hoje, dia 23 de maio, a estreia de um dos mais luxuosos navios de cruzeiro da atualidade. A escala do MARINA no porto faialense, prevista entre as 07h30 e as 18h15, insere-se num roteiro iniciado no passado dia 14, em New York, tendo como destino final a cidade de Lisboa. Os 1161 passageiros que realizam este cruzeiro atlântico de 13 noites, denominado Essence Of The Atlantic, já visitaram Boston, Bar Harbor e Halifax. Depois da Horta, o navio ruma a Ponta Delgada e ao Funchal.
Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Génova, entrou ao serviço em janeiro de 2011. Com 239,3 metros de comprimento, 32,2 metros de boca, 7,4 metros de calado e mais de 66 mil toneladas de arqueação bruta, tem capacidade para acomodar 1258 passageiros com 800 tripulantes. Possui 11 decks para passageiros, com um total de 629 cabines, 611 das quais possuem varanda e apenas 18 interiores.
O navio da Oceania Cruises prima pela excelência de conceção e decoração das áreas públicas e excelentes suites. Em ambas, encontramos pinturas de famosos artistas como Picasso ou Miró, entre outros. O restaurante temático do afamado Chef Jacques Pepin é uma das referências da categoria deste navio.
O armador não se poupou a esforços ou despesas para tornar este navio num dos mais luxuosos resorts flutuantes do momento. Efetivamente, a profusão decorativa e requinte que transparece em todo o seu interior não deixam ninguém indiferente. Áreas como o Grand BarMonte Carlo CasinoHorizon Lounge, The Grand StaircaseRed Ginger ou o magnífico restaurante The Grand Dining Room, exaltam os sentidos de todos aqueles que tiverem a oportunidade de viajar no MARINA.
Referência final para as áreas exteriores do navio, espaços que, muito embora sigam padrões comuns aos demais navios de cruzeiro da atualidade, possuem pormenores que o diferenciam dos mesmos. É o caso do Sun Deck, zona da piscina exterior, onde podemos encontrar, por exemplo, palmeiras naturais.
Por todos estes predicados, é inegável que o luxuoso MARINA é dos navios referenciados no panorama mundial, merecendo, quer o destaque de várias revistas da especialidade, quer as mais elogiosas críticas relativas às suas elegantes linhas exteriores e comodidades a bordo.
A escala que decorre hoje na Horta do navio de cruzeiros 'MARINA' estabelece um novo máximo para a ilha do Faial. Apesar dos 239,3 metros de comprimento não destronarem o recorde do 'Thomson Dream', com 243,2 metros, as 66.084TAB ultrapassam as 53.872TAB do navio da Thomson Cruises, facto que tornam o navio da Oceania Cruises no maior que visitou, até à data, o novo Terminal Marítimo de passageiros do Porto da Horta.



André Velho Cabral / PA, S.A. (texto)
Luis Prieto Ferreira / PA, S.A.  (fotos)


(hortanautic@gmail.com)


domingo, 22 de maio de 2016

Comissão Náutica Municipal apresenta as regatas internacionais com escala na Horta em 2016


A Comissão Náutica Municipal apresentou formalmente esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as seis regatas internacionais que irão fazer escala na baía da Horta, entre Maio e Outubro de 2016.
Em representação da Comissão Náutica Municipal da Horta (CNMH), marcaram presença o Presidente da Câmara (CMH), José Leonardo Silva, o Presidente do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota e o Presidente da Portos dos Açores, S.A., Fernando Nascimento.


No início da apresentação, o Presidente da Câmara Municipal da Horta começou por referir o forte dinamismo e o esforço da Comissão Náutica Municipal, no sentido de marcar uma presença de informação e de promoção nas várias redes sociais e continuar a demarcar a relevância do papel da baía da Horta no contexto da vela de recreio e de competição internacional.
José Leonardo Silva aproveitou o momento para anunciar, ainda, que, pela primeira vez, a CNMH marcará presença com um espaço próprio em Sables d’Olonne por ocasião da largada da ‘Vendée Globe 2016’, que parte de França no mês de Novembro. Considerada a maior regata mundial, destinada a velejadores solitários, em exigente prova de circumnavegação, sem escalas e sem assistência, em embarcações de 18 metros, a ‘Vendée Globe’ conta com mais de um milhão de visitantes na pequena cidade que a acolhe. Este será um evento importante para promover não só a cidade da Horta, mas todo o arquipélago dos Açores, como um misto de emoções, aventuras e natureza.
O Presidente da Câmara Municipal terminou a sua intervenção fazendo referência aos parceiros e parcerias, fundamentais para realizar um forte trabalho de promoção da Horta e do arquipélago no mundo da vela internacional, através de custos muito reduzidos.De seguida, o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta sublinhou o papel que o CNH desempenha junto dos navegadores, dada a sua vocação e ligação ao mundo da náutica de recreio. Basta remontar 40 anos na história, para relembrar que um simples programa de receção de uma semana a uma regata inglesa deu origem ao maior festival da ilha do Faial.
Além disso, José Decq Mota salientou o trabalho técnico que o CNH assegura nas chegadas e partidas das regatas, com especial enfoque nas de grande competição. Mas não seria possível falar desse trabalho, sem referir os muitos voluntários que todos os anos contribuem com a sua ajuda e mão-de-obra. O Clube Naval da Horta está bastante ciente que, ao envolver-se neste trabalho de captação, coorganização e colaboração com regatas internacionais e rallys náuticos, está a prestar um bom serviço não só à cidade e baía da Horta e à ilha do Faial, assim como também a esta zona do arquipélago, mas, sem dúvida nenhuma, aos Açores.
Usando igualmente da palavra o Presidente da Portos dos Açores, S.A., Fernando Nascimento, em breves palavras, reforçou a forma disponível e empenhada que a empresa pública demonstra neste tipo de eventos internacionais com escala no arquipélago, importantíssimos para a divulgação da Marina da Horta e dos Açores, em geral. Eventos que se manifestam não apenas no nível desportivo e social, mas mais importante ainda, ao nível económico.
Fernando Nascimento deixou ainda uma palavra de reconhecimento e agradecimento ao grande empenho de várias pessoas, nomeadamente a Armando Castro, que tem sido um grande impulsionador na captação destes eventos internacionais e uma forte ajuda à Comissão Náutica Municipal na cada vez maior divulgação destas regatas de vela.
Após os discursos institucionais, Armando Castro, responsável da Porto dos Açores, S.A. pela Marina da Horta, fez uma apresentação mais pormenorizada das regatas que irão cruzar o Atlântico com paragem na Baía da Horta em 2016, duas das quais provêm das Américas (Bermuda e Brasil), enquanto as restantes quatro serão originárias de portos europeus, três de França e uma da Holanda.


 
Ana Margarida Borba / CNH (texto)
Filipe Gonçalves (fotos)

(hortanautic@gmail.com)